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Descubra como criar roteiros de aulas de musicalização eficazes, bem como adaptar repertórios para sessões de musicoterapia.

Roteiros de aula eficazes
Uma aula de musicalização, bem como uma sessão de musicoterapia bem planejada é como uma partitura bem escrita, que guia o educador/e ou terapeuta para alcançar a harmonia perfeita entre faixa etária, repertório e frequência das atividades.

 

Sabe-se que muitos educadores musicais e musicoterapeutas enfrentam o desafio de criar um roteiro ou separar repertórios eficientes para suas práticas de musicalização e musicoterapia infantil. 

 

Para isso, é necessário levar em conta o intervalo de idades, o objetivo com os pacientes (no caso da musicoterapia), se a aula ou sessão acontece no formato individual ou em grupo,  e a frequência das aulas/atendimentos.

 

Por isso, desenvolvi um instrumento importante para você desenvolver roteiros de aula eficazes, permitindo um planejamento adequado para cada sessão. 

 

A partir dele, você consegue adaptar e usar variações conforme a sua necessidade.

 

Primeiramente, as aulas de musicalização e as sessões de musicoterapia devem ser adaptadas para cada idade e objetivos específicos. 

 

Além disso, é importante criar um ambiente acolhedor e seguro para as crianças, com atividades lúdicas, que estimulem a criatividade e a expressão musical. 

 

O repertório escolhido não só deve ser adequado à faixa etária e ao interesse dos alunos/pacientes, como deve ser variado e diversificado, para que as crianças possam ter contato com diferentes ritmos musicais.

 

Por fim, considere a repetição com variação do repertório na musicalização infantil e na musicoterapia. 

 

Estudos mostram que a repetição é fundamental para a fixação dos conteúdos, e deve ser feita de forma planejada e estratégica.

 

Sendo assim, com um roteiro de aula e estratégias estruturadas, é possível garantir que todas essas questões sejam contempladas, permitindo que a musicalização e os atendimentos musicoterapeuticos sejam vivenciados de forma mais efetiva e prazerosa pelas crianças.

Você está prestes a ter acesso a um material que vai tornar seus roteiros de aula muito mais eficazes, continua comigo até o final do artigo!

 

Como desenvolver estratégias estruturadas para as  sessões de musicoterapia?

 

Roteiros de aula eficazes

 

Se você é um educador musical ou musicoterapeuta, sabe que a elaboração e planejamento do roteiro de aula é uma etapa crucial para o sucesso das suas sessões. 

 

Mas como criar o roteiro ideal? 

 

Antes de tudo, é preciso se perguntar:quem é o meu público?

 

A princípio, a resposta é fundamental para a definição do conteúdo, repertório e atividades a serem trabalhados durante a aula ou sessão.

 

Além disso, para obter maior sucesso, é necessário preparar o ambiente para as suas aulas de musicalização ou sessões de musicoterapia. 

 

Por último, certifique-se de que o espaço esteja limpo e organizado, com equipamentos em ordem e de fácil acesso. 

 

Isso garantirá uma experiência positiva e tranquila para todos.

 

Depois de definir o público e preparar o ambiente, é hora de estruturar a sequência de aula!

 

A seguir, apresento a estrutura de aula que utilizo há 30 anos em minhas aulas de musicalização, e que você pode utilizar em seus planejamentos de atendimentos musicoterapeuticos, ajustando para cada faixa etária:

 

  • 6 meses a 1 ano: nessa faixa etária, as atividades devem ser mais sensoriais e incluir brincadeiras com instrumentos musicais de texturas diferentes, sons suaves e canções de ninar.

 

  • 2 a 3 anos: para essa faixa etária, é importante trabalhar a coordenação motora e a percepção rítmica. São indicadas atividades que envolvam movimentos corporais, danças, jogos e canções populares.

 

  • 4 e 5 anos: nessa idade, as crianças já possuem maior capacidade de concentração e compreensão. As atividades podem incluir jogos musicais, criação de letras de músicas, improvisações e exploração de diferentes estilos musicais.

 

  • 5 anos acima: para essa faixa etária, é importante trabalhar o repertório de acordo com os gostos e preferências dos alunos. As atividades podem incluir criação de músicas, montagem de bandas, exploração de diferentes estilos musicais e jogos rítmicos.

 

Não se esqueça de que adaptar a aula ou sessão para cada faixa etária é fundamental para garantir o sucesso da sua prática. 

 

Afinal, cada idade tem suas próprias necessidades e interesses e é cada vez mais necessário que se tenha roteiros de aula eficazes para a particularidade de cada pequeno. 

 

E aí, já está pronto para criar comigo o roteiro ideal para suas aulas e sessões de musicoterapia?

 

 A importância da repetição do repertório nas aulas de musicalização e musicoterapia: descubra a frequência ideal

 

Roteiros de aula eficazes

 

Repetir ou não repetir, eis a questão.

 

Ao se tratar de aulas de musicalização e musicoterapia, a frequência e a repetição do repertório são temas que já geraram muitas dúvidas.

 

Afinal, a repetição excessiva pode causar monotonia, mas a falta de repetição pode impedir a fixação de novos conceitos. 

 

Então, como definir a frequência ideal?

 

Pesquisas científicas mostram que a repetição é essencial para a fixação da memória musical.

 

E podemos definir a frequência ideal para cada paciente quando nossos roteiros de aula são eficazes!

 

Em síntese, isso acontece porque cada vez que escutamos uma música, nosso cérebro cria novas conexões neurais, fortalecendo a lembrança e facilitando o aprendizado.

 

Mas, é importante lembrar que a frequência ideal de repetição varia de acordo com o perfil do aluno ou paciente. 

 

Não apenas algumas crianças podem se beneficiar de mais repetições, como também podem se entediar facilmente com o mesmo repertório.

 

Uma boa dica é utilizar a mesma música com aplicações diferentes, criando variações e estimulando diferentes habilidades musicais e cognitivas. 

 

Dessa forma, é possível garantir a eficácia da repetição sem cair na mesmice. 

 

Acessando a plataforma Musicandflix, eu te mostro estratégias efetivas com repertórios exclusivos que podem ser repetidos de formas distintas! 

 

Assim, a frequência do repertório é uma poderosa ferramenta para o sucesso na aprendizagem musical. 

 

Mas lembre-se: cada um tem seu próprio ritmo e é essencial respeitar suas particularidades.

 

 

Eleve seu repertório: Oi com Alegria

 

Primeiramente, quando se trata de roteiro de aula, é importante considerar a faixa etária das crianças, bem como a frequência e variedade das atividades propostas. 

 

Entretanto, nada é mais importante do que a conexão emocional que se estabelece entre o professor ou terapeuta e as crianças. 

 

E essa conexão pode ser reforçada com atividades que sejam personalizadas para cada criança, como é o caso da melodia que vou te ensinar.

 

Neste tópico, vamos elevar ainda mais o seu repertório com uma atividade simples, mas extremamente efetiva: Oi com Alegria.

 

A seguir, para entendermos melhor a importância dessa música, gostaria de compartilhar uma história com você. 

 

Conheci uma menina chamada Laura, de 5 anos, que sofria com problemas de comportamento e dificuldades de comunicação. 

 

Ela frequentava sessões de musicoterapia e, ao longo do tempo, foi possível perceber um grande desenvolvimento em sua capacidade de expressão e interação social. 

 

Dessa forma, a música se tornou uma ferramenta poderosa para a terapeuta, que utilizou diferentes estratégias musicais para trabalhar habilidades específicas com Laura.

 

A pequena ficou encantada ao ouvir seu nome sendo cantado no início da música e, sentiu-se pertencente aquele ambiente, ouviu seu nome de forma cantada,  aos poucos, foi se soltando e se integrando às outras atividades.

 

Além de reforçar a identidade da criança, cantando seu nome, Oi com Alegria também promove a socialização, quando em grupo, já que o nome de todos é cantado. 

 

Além disso, a música ajuda a reforçar o vínculo afetivo entre as crianças, o professor ou terapeuta e até mesmo os pais, que podem cantar a música em casa. 

 

E é essa música que eu gostaria de compartilhar com você agora:

 

 

 

“Oi (nome da criança)

Como é bom te ver

E com alegria estendo a mão para você

E agora um beijo: Muah!”

 

Sendo assim, após 30 anos atuando na área da musicalização e musicoterapia, pude concluir que a criação de um roteiro de aula bem estruturado  é fundamental para o sucesso da musicalização e da musicoterapia infantil. 

 

Por isso, é importante adaptar as atividades e o repertório para cada faixa etária, garantindo um ambiente acolhedor e seguro para as crianças.

 

E não se esqueça de que a conexão emocional entre professor ou terapeuta e crianças é fundamental para o sucesso da prática, e atividades personalizadas, como a música Oi com Alegria, podem ajudar a reforçar essa conexão!

 

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Monte seu plano de aula comigo!

 

É provável que você esteja procurando uma ferramenta prática e eficiente para te ajudar a criar roteiros de aula exclusivos para suas práticas de musicalização e musicoterapia infantil, então acesse a planilha de roteiro de aula que eu estou disponibilizando gratuitamente! 

 

Com essa planilha, você poderá criar roteiros de aula personalizados e adequados a cada faixa etária e perfil de aluno ou paciente, permitindo que suas aulas e sessões sejam ainda mais efetivas e prazerosas.

 

Ela funciona da seguinte maneira: 

 

 

 

 

Não perca mais tempo, acesse agora a planilha e torne suas aulas e sessões ainda melhores!

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