fbpx

A influência da música nas emoções

música emoções
5/5 - (11 votes)

A música, como tudo em nosso ambiente, tem influência sob nossas emoções.

 

Uma experiência feita com leões, expondo diversos estilos musicais, mostrou que os graus de irritabilidade e de calma dos animais variavam conforme o estilo musical exposto. 

 

Dessa forma, pode-se perceber a influência da música, que é tão grande e atua constantemente sobre nós, seja acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influindo na pressão sanguínea e no ritmo da respiração.

 

Mas qual é o poder da música no humor das pessoas? Continue acompanhando este conteúdo!

 

Como a música afeta o humor?

De fato, Darwin declarou que a fala humana não antecedeu a música, mas derivou dela.

 

Podemos notar que o corpo reage às vibrações dos sons, através da música são despertas emoções que interferem no funcionamento de nosso organismo. 

 

A música pode alterar e liberar partes reprimidas inscritas em nosso corpo.

 

É este o objetivo de trabalhos terapêuticos que utilizam a música para facilitar a expressão e elaboração das emoções.

 

A música suave e os sons harmoniosos são os mais indicados para relaxamento, e podem trazer calma ou estímulo, dependendo do ritmo musical. Este ritmo relaciona-se com a pulsação cardíaca normal, de 65 a 80 batimentos por minuto. Quando o ritmo acompanha essa pulsação, provoca uma harmonização orgânica e o ouvinte tende a acalmar-se e relaxar.

 

 Quando um ritmo musical é mais lento que os batimentos cardíacos, ocorre uma certa ansiedade e inquietação, um desejo de acelerar o movimento da música. Enquanto os ritmos excessivamente rápidos provocam excitação porque aceleram as batidas do coração.

 

Mas embora existam algumas emoções universais relacionadas aos estilos musicais, é importante salientar que um mesmo estímulo musical pode causar reações diferentes entre as pessoas. Portanto, nos tratamentos musicoterapêuticos é realizada uma avaliação individual sobre os estilos e preferências musicais de cada indivíduo em questão.

 

Agora que você já sabe como a música pode afetar o humor, contribuindo para o relaxamento, inquietação ou excitação, atente-se às escolhas musicais e utilize este conhecimento para melhorar a qualidade e bem-estar de suas práticas!

 

Para saber tudo sobre este assunto, acessar aulas completas com ideias práticas para suas sessões de musicalização, conhecer os materiais Bebê Canção, Canto e Encanto, Sing&Play, Louvor dos Pequeninos e obter Partituras Especiais para usar em suas aulas, assine o Musicandflix!

 

Ficou interessado? Temos uma oportunidade exclusiva para você! 

Basta clicar no link abaixo e assistir ao vídeo completo:

 

QUERO RECEBER A OFERTA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *