Assim como existem instrumentos musicais para crianças, que são adaptados às suas necessidades e habilidades, a infância é uma fase da vida que requer cuidados e atenção especiais.
Os instrumentos para crianças, como flautas doce, xilofones e tamborins, são projetados para serem mais leves, menores e mais fáceis de tocar – embora você sempre possa utilizar de recursos para divertir ainda mais suas práticas com as crianças!
Da mesma forma, as atividades e brincadeiras na infância devem ser adequadas às habilidades e interesses das crianças, para que assim, possam se desenvolver de forma saudável e prazerosa.
Além disso, assim como a música pode ser uma forma de expressão e comunicação, a infância é uma fase em que as crianças aprendem a se expressar e se comunicar com o mundo ao seu redor.
E, assim como a música pode trazer alegria e emoção, a infância é uma fase de muitas descobertas e momentos felizes.
E que tal explorar essas descobertas com os pequenos?
Ao acessar a plataforma Musicandflix, você terá acesso a mais de 25 módulos e 225 aulas para despertar a musicalidade com instrumentos no seu pequeno!
Além dos muitos benefícios que a musicalização pode trazer, sabe-se que aprender instrumentos musicais na infância pode trazer uma melhora na cognição, na atenção e na memória operacional.
Mas como apresentar instrumentos novos para as crianças durante as suas intervenções musicais?
Vem comigo conferir algumas dicas!
1. Explore a sonoridade
É importante que a criança tenha contato com diferentes instrumentos musicais ou materiais sonoros para explorar os sons.
Percutir em tambores, bater em uma superfície de madeira ou de plástico, tudo isso produz timbres diferentes.
Essa experiência de descoberta precisa ser valorizada, pois é desta maneira que os pequenos irão explorar sua própria afinidade com os sons produzidos.
2. Apresente gêneros diferentes
É importante que a criança tenha contato com diferentes gêneros musicais, como música clássica, MPB, jazz, e também ritmos culturais diversos.
Essa é uma possibilidade para ampliar o repertório e a sonoridade de cada estilo.
3. Ajuda para discernir os sons
No início, pode ser difícil identificar o som de cada instrumento musical em uma canção, ainda mais para os pequenos em seus primeiros passos em relação ao assunto.
Por isso, é interessante apresentá-los separadamente às crianças e, depois, em conjunto.
4. Não forçar a escolha
Antes de selecionar o instrumento musical favorito do pequeno, é importante perceber como está sendo o vínculo daquela criança com o instrumento.
Com sensibilidade, podemos perceber se a criança prefere instrumentos mais melódicos ou de percussão, e, assim, guiar escolhas mais assertivas.
A musicalização deve vir anteriormente ao estudo específico de algum instrumento.
Na faixa etária da educação infantil, ou seja, do bebê até os seis anos, as crianças têm uma experiência mais lúdica, de brincar com descobertas do mundo sonoro. Por isso, é importante que elas explorem as fontes sonoras e os materiais de forma paciente e natural.
Para saber tudo sobre este assunto, acessar aulas completas com ideias práticas para suas aulas de musicalização e intervenções de musicoterapia venha conhecer os materiais Bebê Canção, Canto e Encanto, Louvor dos Pequeninos e vários outros materiais que serão ferramentas para as suas práticas com alunos e pacientes, assine o Musicandflix!
Ficou interessado? Então eu tenho uma oportunidade exclusiva para você!
Basta clicar no link abaixo e assistir ao vídeo completo:
Uma resposta
muito bom