Ou seja, crianças buscam estabilidade através da repetição, já que o desconhecido pode gerar angústia e ansiedade.
“A previsibilidade causa uma sensação de segurança nas crianças diante dos fatos e atividades do cotidiano.
Ouvir a mesma história várias vezes, insistir em algumas brincadeiras e assistir ao mesmo desenho evita a sensação de insegurança diante do novo”, destaca Cristiane.
Ao realizar uma ação que já tem familiaridade, a criança aprende noções de rotina importantes para o seu desenvolvimento e, ao reproduzir a mesma tarefa, se sente mais segura e confortável.
Afinal, está fazendo algo que já sabe como funciona.
Além disso, a cada repetição, a criança pode aprender algo novo sobre aquele mesmo assunto.
É como se, a cada repetição, fossem acrescentadas camadas extras ao seu conhecimento.
Sabe aquela frase “a prática leva a perfeição”?
Ela faz todo sentido! Portanto, nós, como Educadores Musicais, precisamos levar isso em consideração também em nossas aulas.
Mas até quando a repetição é saudável?
Deve se esperar que até os quatro ou cinco anos, a criança tenha comportamentos repetitivos, e isso é saudável para o seu desenvolvimento.
No entanto, mesmo nesse período, tanto quanto pais, como educadores, é preciso observar de que maneira esse costume é reproduzido.
Considere se, para a criança, o hábito frequente deixou de gerar prazer ou novos aprendizados e se transformou em um ritual que não pode ser mudado.
Em que frequência é recomendado repetir o repertório?
Conclui-se que a fase em que a criança tem o hábito da repetição é saudável e necessária para o seu desenvolvimento emocional e intelectual, desde que ela esteja aprendendo com o hábito.
É neste período que elas vão aprender sobre rotina, afeição, frustração, identidade, segurança e consolidar os seus aprendizados.
Recomenda-se trabalhar a mesma música durante 2 a 4 semanas. Repetição gera retenção!
Por isso, não precisa ficar o tempo todo preocupado(a) com novos repertórios, você pode fazer a repetição da mesma música com algumas variações de atividades, dessa maneira, com certeza teremos uma aula mais produtiva e encantadora para os nossos alunos!