fbpx

A importância da repetição na musicalização infantil

Rate this post

Ou seja, crianças buscam estabilidade através da repetição, já que o desconhecido pode gerar angústia e ansiedade.

 

“A previsibilidade causa uma sensação de segurança nas crianças diante dos fatos e atividades do cotidiano.

Ouvir a mesma história várias vezes, insistir em algumas brincadeiras e assistir ao mesmo desenho evita a sensação de insegurança diante do novo”, destaca Cristiane.

Ao realizar uma ação que já tem familiaridade, a criança aprende noções de rotina importantes para o seu desenvolvimento e, ao reproduzir a mesma tarefa, se sente mais segura e confortável.

 

Afinal, está fazendo algo que já sabe como funciona.

 

Além disso, a cada repetição, a criança pode aprender algo novo sobre aquele mesmo assunto.

 

É como se, a cada repetição, fossem acrescentadas camadas extras ao seu conhecimento.

 

Sabe aquela frase “a prática leva a perfeição”?

 

Ela faz todo sentido! Portanto, nós, como Educadores Musicais, precisamos levar isso em consideração também em nossas aulas.

Mas até quando a repetição é saudável?

Deve se esperar que até os quatro ou cinco anos, a criança tenha comportamentos repetitivos, e isso é saudável para o seu desenvolvimento.

 

No entanto, mesmo nesse período, tanto quanto pais, como educadores, é preciso observar de que maneira esse costume é reproduzido.

 

Considere se, para a criança, o hábito frequente deixou de gerar prazer ou novos aprendizados e se transformou em um ritual que não pode ser mudado.

Em que frequência é recomendado repetir o repertório?

‍ 

Conclui-se que a fase em que a criança tem o hábito da repetição é saudável e necessária para o seu desenvolvimento emocional e intelectual, desde que ela esteja aprendendo com o hábito.

 

É neste período que elas vão aprender sobre rotina, afeição, frustração, identidade, segurança e consolidar os seus aprendizados.

 

Recomenda-se trabalhar a mesma música durante 2 a 4 semanas. Repetição gera retenção!

 

Por isso, não precisa ficar o tempo todo preocupado(a) com novos repertórios, você pode fazer a repetição da mesma música com algumas variações de atividades, dessa maneira, com certeza teremos uma aula mais produtiva e encantadora para os nossos alunos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *