Como manter a atenção das crianças em suas aulas de Musicalização Infantil?
Este é um questionamento feito por muitos educadores musicais:
“ Será que essa atividade, essa história, essa música, esse instrumento vai despertar o interesse do meu aluno?
Se você também já se fez esta pergunta, vem comigo conferir algumas dicas valiosas para ajudar a prender a atenção dos pequenos durante as suas práticas.
Vamos lá?
Primeiramente, é necessário identificar quais são as dificuldades dos seus alunos, que podem variar entre: insegurança ao cantar, ao tocar um instrumento, falta de domínio natural com crianças, dificuldades rítmicas, entre outras.
Em segundo lugar, deve-se lembrar que cada criança tem suas particularidades e devemos respeitar o tempo de cada um. Todo desenvolvimento é um progresso!
Sabendo disso, aqui vão alguns pontos que considero importantes para você obter o olhar atento das crianças:
1- Utilize Recursos Visuais
Uma ótima maneira de prender a atenção das crianças é usar e abusar dos recursos visuais em suas práticas de musicalização infantil.
Sendo assim, você pode utilizar ferramentas como os fantoches para apresentar ou cantar uma canção, além de ser muito interessante e divertido para os pequenos.
Os recursos visuais tornam as práticas mais lúdicas e estimulam a criatividade e imaginação das crianças, que costumam interagir bastante!
Aposte em fantoches, bonecos, objetos de formatos variados e de diferentes cores, modelos e tamanhos para tornar seus repertórios ainda mais especiais!
Nessa prática eu te mostro uma das minhas aplicações exclusivas: O Palhacinho!
É um recurso que encanta e acalma os pequenos, auxiliando na retenção de atenção durante as práticas.
2- Seja natural
Quando eu digo “seja natural”, quero dizer: seja você mesmo!
O meu natural, por exemplo, é cheio de caras e bocas, essa é minha identidade em minhas práticas de musicalização infantil. Não imite outras pessoas.
Inegavelmente, as crianças precisam reconhecer você! Crie sua própria identidade nas suas aulas, isso é muito importante.
3- Saiba usar corretamente suas inflexões vocais
Falar ou cantar alto não vai prender atenção da criança, ao contrário, você pode passar uma péssima referência para as crianças usando o grito ou volume de voz exagerado.
Dessa forma, se você cantar gritando, as crianças vão sempre te responder com o canto gritado.
Não insista no volume exagerado.
Muitas vezes o sussurro prende muito mais atenção do que a própria voz.
4- Não deixe o medo te dominar
Em nossa caminhada da vida nós temos a primeira vez em tudo, e na área profissional não é diferente.
O novo sempre causa insegurança e desafios sempre vão existir, por isso, antes de enfrentar o novo, procure escolher e realizar atividades que permitam a comunicação de alguma forma, não só usando a linguagem propriamente dita.
A música tem o poder da comunicação não-verbal e você pode mesclar suas aulas com atividades que com certeza irão prender a atenção sem que você precise de fato da linguagem falada.
Abaixo você pode conferir o vídeo da minha primeira experiência musical com crianças na Espanha!
https://www.youtube.com/embed/JJfpwzcOhCM
Minha dica para todos os musicalizadores é:
se prepare, pois nada supera a sensação de dever cumprido ao olhar os olhinhos atentos e interessados das crianças fazendo música com satisfação e muita atenção!